Caiu e machucou? Saiba como limpar machucados e evitar infecções
Criança ou adulto, ninguém está a salvo de pequenos incidentes que podem causar machucados. Mas você sabe como cuidar desses ferimentos para que eles não causem infecções? Muita gente acha que é só colocar um curativo e esperar que a área afetada melhore, mas isso pode ser muito prejudicial à saúde. Confira neste post algumas dicas para limpar os ferimentos e garantir uma boa cicatrização:
Passo a passo para limpar machucados
1. Lavar as mãos
Quando se deparar com alguma situação em que houver um machucado, a primeira dica é higienizar as mãos com água e sabão. Depois disso, higienize-as com o álcool gel. A razão para não utilizar apenas o álcool, é que ele não mata as bactérias já existentes nas mãos, mas sim evita a proliferação. Além disso, existem bactérias resistente ao álcool.
2. Limpando o local
Depois de lavar as mãos limpe o local machucado de qualquer sujeira com água corrente ou soro fisiológico. Quando há um pequeno sangramento, comprima levemente a região com gaze, por alguns minutos, logo após a limpeza. Se o corte for mais profundo e o sangramento não parar em, no máximo, dez minutos, procure um médico.
3. Secar e desinfetar
Com a pele limpa, seque a região machucada e desinfete com um antisséptico.
4. Pomada antibiótica
Caso haja recomendação médica para uso de pomada antibiótica para prevenir ou tratar o início de infecções, faça a aplicação neste momento, quando a pele já está seca e desinfetada.
5. Uso de curativos
Afinal, onde deve-se e pode-se usar os curativos? Eles são indicados para as regiões do corpo que sofrem atritos, como a dobra do cotovelo e a sola dos pés. Nas demais áreas, fechar o ferimento pode deixa-lo úmido, facilitando a proliferação de microrganismos. Por isso, é melhor deixar o ferimento aberto para que se mantenha seco e a cicatrização seja mais rápida. Caso seja necessário o uso de curativos por algum motivo, recomenda-se trocar sempre que ele ficar molhado.
Fique ligado!
- Nunca aplique álcool, pomadas ou produtos desinfetantes no local do ferimento;
- Não assopre o ferimento para não contaminar a região com os germes que habitam a boca;
- Não utilize algodão para estancar o sangue porque as fibras grudam na ferida, o que torna mais difícil a sua remoção;
- Procure assistência médica se surgirem sinais de infecção como vermelhidão, calor, dor, inchaço e pus;
- Certifique-se da necessidade de tomar uma dose de reforço da vacina antitetânica caso o ferimento tenha sido provocado por um objeto enferrujado ou sujo de terra.
Com essas dicas você estará protegendo a sua família de infecções e acelerar o processo de cura de ferimentos. Até mais!
