Tendências de consumo de higiene e beleza motivadas pela pandemia

A pandemia do novo coronavírus mudou hábitos e comportamentos de consumo das pessoas. O uso de álcool em gel é um dos maiores exemplos de produto que se tornou parte da rotina da maioria da população. Mas essa mudança não para por aí. Os cuidados com higiene e beleza se potencializaram nessa época e vão guiar as tendências de consumo daqui pra frente.

A previsão é que a aquisição de produtos de higiene pessoal continue aumentando pelo menos até 2023. De acordo com o estudo realizado pela Worth Global Style Network (WGSN), uma das mais conceituadas empresas de previsão de tendências do mundo, as pessoas devem manter de forma rigorosa os hábitos de higienização das mãos para evitar a propagação de outros vírus e doenças.

Salão em casa

Com o fechamento dos salões de beleza, as pessoas começaram a investir no autocuidado. Cuidados com pele, cabelos e unhas, além de outros rituais, passaram a ser feitos em casa como forma também de aliviar a tensão e reduzir o estresse, que aumentou muito desde o início da pandemia.

Rotinas de skincare

Com mais tempo em casa, as pessoas começaram a priorizar cuidados que antes ficavam esquecidos. Enquanto o uso de maquiagem caiu na quarentena, as rotinas de skincare (ou seja, cuidado da pele) aumentaram muito. Uso de máscaras, tônicos e hidratantes tornaram-se frequentes, até mesmo porque o rosto fica mais exposto nos aplicativos de chamadas. Outro motivo é o acesso de luz artificial, que fez as pessoas se preocuparem mais com os prejuízos causados na pele por esse recurso.

Compra consciente

A compra tornou-se mais consciente no momento de pandemia devido à crise econômica. O consumidor passou a priorizar produtos com melhor custo benefício, inclusive as marcas que não são líderes. Mais abertos à experimentação, a tendência é que considerem essas marcas daqui pra frente como forma de economia e também por entenderem que a qualidade muitas vezes pode ser a mesma.

Marcas sustentáveis e preocupadas com a comunidade

O estudo “O novo consumidor pós Covid-19”, realizado pela consultoria McKinsey, revela que a maior preocupação com a sustentabilidade será um dos legados deixados pela pandemia. Esse conceito será bem importante na escolha dos consumidores, assim como o propósito e os valores da marca e da empresa.

Recentemente, a empresa social australiana Thankyou fez um estudo com 500 consumidores no Brasil e percebeu que 40% verificam se os produtos são livres de crueldade contra os animais e 37% checam se a marca que estão comprando desenvolve iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial ou apoia projetos sociais.

Um estudo recente da WGSN diz que as empresas devem buscar alternativas mais sustentáveis e focar na comunidade para se destacarem no mundo pós-pandemia. É que, à medida que as pessoas começam a imaginar um mundo melhor, será mais importante do que nunca criar produtos e experiências que sustentem as comunidades locais e o planeta.

Outro assunto cobrado pelos consumidores no pós-pandemia será a diversidade (gênero, racial, política e social) das empresas, segundo uma pesquisa recente da FGV com varejistas.

Aproveite essas tendências para considerar quais marcas e produtos devem fazer parte do seu estabelecimento daqui pra frente. Até mais!

Leia também:

Produtos de higiene que não podem faltar na sua prateleira

Quais fatores considerar na hora de escolher uma marca de produtos de higiene?