Quais fatores considerar na hora de escolher uma marca de produtos de higiene?
O comprador precisa considerar vários aspectos antes de definir quais produtos serão vendidos no seu estabelecimento. Diante da infinidade de marcas presentes no mercado, desde as mais caras até as mais populares, decidir no que investir para abastecer suas prateleiras não é uma tarefa fácil.
É necessário avaliar alguns fatores, que vão desde demanda até lucratividade. Além de pensar na qualidade das mercadorias e na viabilidade econômica que as marcas oferecem para o estabelecimento, também é preciso avaliar os hábitos de consumo dos seus clientes.
Pensando nisso, reunimos dicas que vão te ajudar no momento de escolher as marcas de produtos de higiene mais adequadas para o seu estabelecimento comercial.
Avalie os hábitos de consumo dos seus clientes
A crise econômica criada pela pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas buscassem novas opções. Marcas menos conhecidas, mas que oferecem melhor custo-benefício aos consumidores ganharam força durante a pandemia.
Produtos para realizar a assepsia das mãos, por exemplo, devem ser prioridade. Lenços umedecidos antissépticos e álcool em gel 70° INPM são produtos que não podem faltar na prateleira de supermercados, atacados e farmácias.
Mas não adianta acompanhar o crescimento de demanda de qualquer maneira sem pensar na qualidade e no custo-benefício das mercadorias. Avalie todas as possibilidades e encontre aquela que mais se enquadra no perfil de consumo do seu cliente.
Pesquise a reputação do fornecedor
Antes de fechar qualquer negócio, examine a reputação da marca e confira se serão bons fornecedores para o seu estabelecimento.
Acesse as redes sociais e verifique em outros sites para ver se existem reclamações sobre a empresa ou seus produtos. Além disso, você pode buscar informações com outros compradores do fornecedor para conhecer mais da marca e averiguar a qualidade dos produtos.
Calcule qual será sua margem de lucro
Além de checar a reputação do fornecedor e analisar os hábitos de consumo, é necessário avaliar a lucratividade que a marca vai trazer para o estabelecimento. Dessa maneira, é possível definir se a venda destes produtos vai valer a pena.
Lembre-se de que é comum algumas mercadorias contarem com uma margem de lucro menor. No entanto, elas podem servir como uma espécie de atrativo para vender produtos com maior lucratividade.
Avalie as condições de pagamento
Para evitar problemas financeiros é essencial que você analise as condições de pagamento que o fornecedor pode oferecer antes de fechar qualquer negócio. O primeiro passo é saber os limites financeiros e entender quanto você pode investir sem acarretar problemas para o seu estabelecimento.
Também é fundamental que você avalie as condições de pagamento e negocie para que o prazo atenda às suas necessidades. A relação entre distribuidor e fornecedor deve ser de confiança, e é essencial que os pagamentos sejam feitos em dia para obter um bom crédito no mercado.
Fique atento ao posicionamento de marca
Posicionamento da empresa e responsabilidade social da marca também são fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor final. Por isso, devem ser levados em consideração na hora de escolher o fornecedor.
Durante a pandemia foi um exemplo – e isso se reflete na imagem que o consumidor tem da marca. Algumas pesquisas mostram que o consumidor vai optar ainda mais por empresas com responsabilidade social, por exemplo.
Escolha produtos de qualidade
Por fim, um ponto óbvio, mas muito importante: a qualidade do produto. Afinal, se os itens não cumprirem as expectativas do consumidor, a imagem do seu estabelecimento também pode ser afetada. E isso acarreta reclamações por parte dos clientes e influencia as vendas do seu negócio.
Tenha os produtos da Cottonbaby na sua prateleira
Além de oferecer excelente custo-benefício para redes de supermercados, farmácias e outros estabelecimentos, a Cottonbaby também possui credibilidade no mercado e produtos de qualidade. O portfólio de produtos apresenta soluções para os mais variados tipos de problemas, o que reflete positivamente nas vendas dos estabelecimentos.
A boa reputação também é um dos diferenciais da Cottonbaby. Os consumidores marcam com frequência os produtos em publicações nas redes sociais, sempre de forma positiva.
Outro ponto é o fato da empresa ser brasileira e fomentar a economia nacional. Gerar empregos e manter os investimentos no próprio país pode ajudar a atrair consumidores que dão prioridade para marcas nacionais.