Brelfie: a amamentação em público e nas redes sociais 💛
Brelfie: a amamentação em público e nas redes sociais! #AgostoDourado 💛Você conhece o termo ou a hashtag “#brelfie“? Ele é uma junção dos termos selfie e breastfeeding (amamentação, em inglês), ou seja, as brelfies são fotos, postadas nas redes sociais, que mostram as mamães amamentando seus filhos. Uma das brelfies mais famosas, um marco na história dessa tendência mundial, é da nossa Gisele Bundchen, de 2013:
Desde então muitas outras supermodelos, atrizes e celebridades também aderiram à moda e compartilham fotos dos momentos de aleitamento com seus bebês. Chrissy Teigen, Kourtney Kardashian, Alanis Morissete, Pitty, Ivete Sangalo e a deputada Manuela D’Avila, todas essas mulheres, entre várias outras, são a favor da amamentação em público.
Quando (Laura, sua filha) está na Assembleia, via de regra, a amamento ou no gabinete ou no banheiro. Busco um local em que ela se sinta acolhida. Aquele dia, porém, a comissão começou a se estender por pautas trazidas por mim. Ela mamou ali. E dormiu. todas as mulheres que são mães e amamentam ou amamentaram sabem que esse gesto é natural e espontâneo! Porém, um dos fotógrafos da Assembleia (eles não creditam as fotos) teve a felicidade de bater a foto. O que chama atenção na foto em minha opinião? Mulheres em espaço de poder, crianças em espaços de poder, vida em espaços de poder. A política é masculina e machista, a política não tem espaço para as mulheres, a política não tem espaço para o que nos diferencia dos homens, a política não tem espaço para a ingenuidade e para a alegria das crianças, não tem espaço para a naturalidade com que conciliamos nosso trabalho e nossas lutas com nossos bebês. Levar Laura comigo tornou-se, sem que eu percebesse, uma forma de resistir a política que desumaniza.
Ela comenta no texto completo, que “daria de mamar até na Capela Sistina” fazendo referência a um depoimento do papa Francisco, que no início de 2015 surpreendeu a todos durante um batismo, quando disse às mães que elas eram bem-vindas a amamentar seus bebês na Capela Sistina. O papa parece ser um cara sensato e relativamente bem importante, então, vale ponderar a opinião de tolerância dele, né? ![]()
E já que estamos falando de redes sociais, vale lembrar que existe até um emoji representando o momento:
