Uma viagem entre Arte e a Maternidade 💜
Book de grávida e ensaios newborn podem parecer fenômenos recentes, mas a gravidez e a maternidade são retratadas em diferentes expressões artísticas desde o início das civilizações. São momentos cheios de significado e marcantes na vida não só da mãe -fazem parte da dinâmica social do convívio em comunidade.

Escultura da Antiga Roma
Imagens de mulheres grávidas, representando maternidade, como estátuas de cerâmica, já faziam parte de várias culturas (ocidentais e orientais) e diversos períodos históricos e pré-históricos. A principal indicação é que as figuras serviam o propósito de ícone religioso, para serem reverenciados, conectados a ideia de fertilidade e abundância.

Pintura do século XIII
Ao longo do tempo, encontramos outra forma de tratar a maternidade com versões de retrato da Virgem Maria. Agora, o objetivo era representar e difundir a maternidade como dom divino, demonstrando a nobreza em ser capaz de gerar uma vida -o milagre e o mistério da vida.

Gravura de Leonardo da Vinci
No séculos seguintes, a Medicina e a medicalização do parto estavam aparecendo, por isso, figuras científicas e desenhos mais técnicos eram predominantes. O objetivo desse tipo de arte era representar a gravidez e a maternidade de forma natural e realista.

O Nascimento do Herdeiro, William Redmode Biggs (1799)

Gustav Klimt, Esperança II (1908)
Já durante os séculos 18, 19 e 20, as telas e as fotografias eram produzidas para emocionar, mostrando o laço entre mãe e filho. Outra característica presente na arte dessa época é a de retratar as mulheres como membros ativos da sociedade, a maternidade idealizada e romantizada, a maternidade como função e símbolo de realização pessoal.

Maternidade, de Pablo Picasso (1909)

A atriz Demi Moore fotografada por Annie Leibovitz (1991)
Hoje, a arte também é feita por mulheres, fato que acaba influenciando na mudança de perspectiva em relação à mensagem das obras. Os artistas contemporâneos buscam refletir sobre os desafios e complexidades da maternidade, explorando a realidade da dupla jornada e empoderando as mães, que fazem tudo e de tudo por seus filhos e ainda assim se mantêm relevantes e ativas como indivíduos.
Em um mundo com smartphones, YouTube e Instagram são infinitas as possibilidades, plataformas e maneiras de retratar e deixar esses momentos registrados na história.

Beyoncé, 2017
Uma das últimas imagens de gravidez que fez muito sucesso, principalmente na internet, foi o da cantora Beyoncé, após dar a luz aos seus gêmeos. Uma fotografia que se utiliza de muitas referências estéticas do passado, transformadas e atualizadas a um novo estilo de retratar a maternidade.
A visão atual é compartilhar: o anúncio da gravidez, os primeiros passos, o primeiro dia na escolinha. Compartilhar com a família e com o mundo todo. Compartilhar dúvidas e conhecimento, com médicos e outros profissionais e outras mães. Compartilhe carinho e compartilhe com a gente o que é ser mãe, o seu retrato da maternidade!