Skincare: a rotina de cuidados com a pele que veio pra ficar

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em skincare. Criar e manter uma rotina de cuidados com a pele virou febre principalmente na quarentena, quando o estresse, a ansiedade e o isolamento intensificaram a necessidade de prevenção e autocuidado. Muitas pessoas também tiveram mais tempo para olhar para si e se dedicar à saúde e à beleza, o que acabou gerando uma febre de dicas e postagens sobre o tema, tanto que as buscas pelo tópico “skincare” no Google subiram 66% entre fevereiro e abril de 2020.

Agora que o skincare (que significa na tradução literal “cuidado com a pele”) veio pra ficar, chegou a hora de investir nessa rotina que, além de prazerosa, pode prevenir os sinais do envelhecimento precoce e garantir uma pele sempre bonita e saudável. Mas quem pensa que adotar esses pequenos tratamentos diários para o rosto pode ser muito caro e trabalhoso está enganado. Existe uma rotina ideal para cada pessoa, rotina e bolso. Quer saber mais? Então vamos lá!

O que é skincare e como inseri-lo na sua rotina

O processo básico de skincare se resume a limpar, tonificar e hidratar a pele do rosto, mas fique atenta que existem produtos específicos para cada período do dia, seja de manhã, seja de noite, e até mesmo para as diferentes estações do ano.

Retirar a maquiagem com um lenço demaquilante ou um algodão em disco com um produto específico para essa limpeza é o primeiro passo. Entre os produtos mais usados para esse fim estão os demaquilantes líquidos e as águas micelares.

Um sabonete especial para o seu tipo de pele deve fazer parte dos cuidados nos dois períodos do dia. O esfoliante também pode ser um ótimo aliado na eliminação das células mortas da pele e na estimulação de novas, além de contribuir para manter a pele longe de cravos e espinhas.

Com a pele limpa, o ideal é usar um tonificante ou uma água termal (no caso de peles muito secas) para equilibrar o ph da pele, que pode sofrer alterações devido a fatores como poluição e maquiagem.

Durante o dia, o protetor solar continua sendo extremamente necessário. Dentro de casa ou no escritório invista em protetores com cor, que protegem a pele não apenas dos raios ultravioletas (UV), mas também da luz visível presente em tablets, computadores, celulares e lâmpadas – responsáveis por acelerar o envelhecimento e a pigmentação da pele.

Lembre-se de reaplicar o protetor a cada 2h em caso de exposição ao sol (até mesmo em dias nublados) e pela manhã e início da tarde caso permaneça em ambientes fechados.

Durante a noite é legal investir em um bom hidratante ou sérum e um creme para a área dos olhos. Semanalmente você pode optar por uma máscara facial e aproveitar esse momento para relaxar ouvindo música ou assistindo a sua série favorita.

A queridinha do momento também pode ter espaço na sua rotina de skincare. A vitamina C (ou ácido L-ascórbico), aplicada antes do protetor solar, auxilia na proteção contra os efeitos do sol e combate os danos gerados por outras fontes de agressão como a poluição. Ela também atua como um clareador da pele, suaviza linhas de expressão, neutraliza as ações dos radicais livres e auxilia na produção de colágeno.

Agora que você já sabe o que é uma rotina de skincare, pode começar a investir nesse hábito no seu dia a dia e sentir os efeitos positivos do cuidado com a pele.

Vale lembrar que se você tem dúvidas sobre o seu tipo de pele e quais as melhores marcas para o seu caso, consulte um dermatologista para fazer uma escolha mais certeira e que traga mais resultados.