Principais características dos absorventes femininos para ter mais conforto e segurança no dia a dia

O surgimento dos absorventes trouxeram mais qualidade de vida e facilitou a rotina de mulheres do mundo todo. Enquanto no início do século passado ainda se usava as “toalhinhas”, que eram lavadas e reutilizadas, hoje em dia existem inúmeras opções para diferentes perfis e necessidades.

Com tantas opções no mercado, fica até difícil escolher, né? Neste post você vai conhecer as principais características que devem ser levadas em conta durante o uso do absorvente para, assim, conseguir escolher a marca que mais se adapta a você.

Características mais importantes dos absorventes femininos 

Canais de proteção

Os canais de proteção são os desenhos que você vê na superfície do absorvente e servem como uma barreira para que o sangue não se espalhe para fora do produto. É muito importante verificar se o absorvente possui uma quantidade adequada de canais – quanto mais, maior é a proteção.

Absorção

É comum perder até 80 ml de sangue em cada ciclo, mas essa quantidade é muito relativa e varia de mulher para mulher. Uso de anticoncepcional, idade e condições de saúde podem interferir na quantidade do fluxo. Por isso, quanto maior o poder de absorção do absorvente, mais segura você se sentirá!

É possível verificar se há na embalagem a descrição “cristais de gel” – eles que garantem a alta capacidade de absorção do produto. Você também pode fazer essa avaliação observando a quantidade que o produto absorve durante as horas de uso antes da troca e se há algum vazamento.

Aderência/Fixação

O absorvente possui uma cola para se fixar à roupa íntima e proporcionar mais conforto e segurança à mulher. Muitas vezes esse contato não é satisfatório, gerando imprevistos durante o dia a dia ou durante o sono. É muito importante observar se a cola do absorvente cumpre bem o seu papel de fixação, tanto na parte de trás quanto nas abas (quando houver).

Modelo

As opções mais comuns de absorventes são os sem abas e com abas – e esta é uma escolha muito pessoal. Muitas mulheres preferem os modelos com abas por se fixarem melhor na roupa íntima, outras preferem sem abas para evitar marcações.

Além disso, existem os modelos noturnos, que são maiores e ideais para usar durante o sono, quando nos mexemos mais e o absorvente pode sair do lugar. Já os absorventes diários não devem ser usados durante o ciclo menstrual comum por não possuírem uma absorção adequada – eles são indicados para os dias fora do fluxo.

Agora que você já conhece as principais características dos absorventes femininos, poderá fazer escolhas mais adequadas para a sua necessidade e seu perfil. A Cottonbaby possui quatro modelos na linha Lady: com e sem abas, noturno e protetor diário que podem ajudar a acertar nessa escolha e ter mais conforto e segurança no dia a dia.  


Leia também:

Higiene íntima: dicas de cuidados e bem-estar

Menstruando sem Tabus: Cottonbaby integra projeto contra pobreza menstrual na Grande Florianópolis