Álcool ou clorexidina? Veja as diferenças entre os antissépticos

Recentemente ampliamos a nossa linha tradicional e incluímos o álcool em gel 70° e os lenços umedecidos antissépticos à base de álcool e clorexidina. Apesar de terem a mesma finalidade – higienizar as mãos e superfícies -, os produtos têm composição e concentração distintas. 

Veja a seguir as principais diferenças entre o álcool e a clorexidina, e as características e vantagens de cada substância. 

Principais diferenças entre o álcool e a clorexidina

A clorexidina ou gluconato de clorexidina é um antisséptico químico que atua no combate a fungos e bactérias. É uma substância atóxica, não poluente e que não exala gases. 

Além de ser usada para higienização das mãos, a clorexidina pode ser utilizada para limpeza de superfícies, equipamentos e roupas em hospitais, consultórios odontológicos e em outras unidades de saúde. A substância também é recomendada para antissepsia da pele e membranas mucosas, e no tratamento de feridas e queimaduras.

A concentração em soluções antissépticas com clorexidina varia entre 0,3% a 4% e sua ação contra bactérias é realizada por meio da ruptura da membrana celular. 

Já o álcool 70° INPM é solução antisséptica que conta com álcool etílico e água. A concentração de 70% de massa de álcool – daí o nome  – combate os microrganismos por meio da desidratação da parede celular, podendo penetrar no interior para desnaturar as proteínas.

No caso dos produtos antissépticos à base de álcool e de clorexidina, esses compostos atuam de formas diferentes, mas, em termos de eficácia na higienização de mãos e superfícies, são bem similares. 

Como escolher o produto mais adequado para você? 

Como a eficácia dos compostos é semelhante, a escolha por produtos à base de álcool ou de clorexidina vai depender principalmente das suas necessidades do dia a dia. 

Se você tem a pele sensível, por exemplo, deve optar por produtos à base de clorexidina. Isso vale também para quem quer manter os antissépticos dentro no carro, já que essa substância não é inflamável. 

Quando é necessário ter um antisséptico para mãos de forma rápida e disponível em diferentes embalagens, seja para família ou no ambiente de trabalho – o álcool pode ser uma opção mais vantajosa. Isso porque é mais fácil encontrar o produto em diferentes apresentações (lenço, gel e líquido em volumes distintos) do que a clorexidina, geralmente restrita à volumes específicos ou produtos selecionados.

Para facilitar esta escolha, veja a seguir quais são as vantagens e desvantagens do uso de cada um dos antissépticos. 

✔️ Vantagens dos produtos à base de álcool 70: 

O álcool tem baixo custo, alta disponibilidade e boa eficiência. Os produtos com álcool possuem maior variabilidade, sendo encontrados de forma concentrada, líquida, gel e lenço. 

Como o lenço de álcool 70° substitui de forma prática o álcool em gel, ele pode ser uma boa alternativa para quem não gosta da textura gelatinosa da versão em gel. 

❌ Desvantagens do álcool 70: 

Entre os pontos desfavoráveis estão o fato de que o ele evapora rapidamente em temperatura ambiente e que ele pode causar ressecamento na pele. Nesse caso, o ideal é optar por produtos de álcool com soluções hidratantes como glicerina, aloe vera ou vitamina E.

Além disso, ele é inflamável (pode causar explosões devido às altas temperaturas quando fechado em local com alta incidência do sol). Por isso, nenhum produto à base de álcool 70 – incluindo lenços antissépticos – deve ficar armazenado dentro do carro.

✔️ Vantagens da clorexidina

A clorexidina é altamente eficiente em baixas concentrações e seu efeito dura por mais tempo na superfície. Os lenços de clorexidina ressecam menos a pele, podendo ser utilizados por quem tem maior sensibilidade, como crianças, idosos e pessoas com problemas e alergias na pele. Ao contrário dos lenços, que possuem um odor leve e característico, os lenços de clorexidina são inodoros.

Produtos à base de clorexidina (como lenços umedecidos) também são indicados para portabilidade em veículos. Por não ser inflamável, o antisséptico é seguro para manter dentro do carro. 

❌Desvantagens dos produtos a base de clorexidina

Encontrar produtos à base de clorexidina é mais difícil. É comum que esses itens estejam disponíveis apenas em versões menores que 100 ml, sendo restritas e mais indicadas, em muitos casos, para assepsia bucal. Além disso, a clorexidina líquida costuma ser vendida para aplicações hospitalares e não está disponível para o consumidor final. 

Conheça os produtos da Cottonbaby

Agora que você já conhece as principais diferenças entre os antissépticos e para quais situações são recomendados, fica mais fácil definir qual atende melhor suas necessidades

Para saber mais informações sobre os novos integrantes da linha tradicional da Cottonbaby, leia também:

– Cottonbaby amplia a linha tradicional com produtos para a higienização das mãos