5 formas diferentes de usar hastes flexíveis

Uma das histórias mais conhecidas sobre o surgimento das hastes flexíveis com pontas de algodão, popularmente conhecidas como cotonetes, conta que o inventor do item de higiene foi um polonês naturalizado americano que tinha uma empresa de artigos de higiene para bebês. 

Ao observar a esposa limpando as orelhas da filha do casal com um chumaço de algodão preso a um palito de dentes ele teve a ideia de transformar a improvisação em um produto. Hoje as hastes flexíveis são usadas em bebês e por adultos para diferentes funções. Confira 5 delas:

  1. Limpar as orelhas

Limpar as orelhas é de longe a forma mais popular de uso dos cotonetes. Porém, ao contrário do que muitos pensam, elas não devem ser inseridas no canal auditivo, e sim apenas para limpar e secar a parte externa das orelhas.

O uso incorreto pode prejudicar muito a sua saúde trazendo riscos e complicações. Além disso, a cera é uma proteção natural dos nossos ouvidos e impede a proliferação de fungos e bactérias. Como o nosso ouvido é autolimpante, ele “expulsa” a cera aos poucos para a parte externa. Assim você consegue fazer a higienização sem prejudicar a sua saúde auditiva. 

Mas caso você ache que está produzindo cera em excesso, vale consultar um otorrinolaringologista antes de tomar alguma atitude sozinho. 

  1.  Limpar o umbigo

O umbigo é uma área bastante difícil de limpar e muito ignorada na higiene pessoal de adultos. Ele pode ser limpo com água e sabão diariamente e, quando necessitar de uma limpeza mais profunda, com hastes flexíveis. É importante sempre secar a área para evitar a proliferação de fungos. Caso sinta um odor desagradável que não saia com a limpeza regular, coceira ou dores na região, o ideal é procurar um médico.

Já para os umbigos dos bebês, use cotonetes diariamente após o banho e a troca de fraldas – existem hastes de segurança específicas para eles com pontas mais grossas para evitar machucar a pele sensível.

  1.  Auxiliar na aplicação da maquiagem

As hastes flexíveis auxiliam a aplicação de maquiagem de várias maneiras: para fazer um traço gatinho ou corrigir o delineado sem precisar retirar toda a make, para aplicar batom de outras pessoas ou quando está no final, para esfumar a sombra nas pálpebras, entre outras funções.

Você pode utilizar o cotonete comum para isso, mas caso queira um resultado ainda melhor, pode apostar em uma haste flexível especial para maquiagem.

  1. Higienizar o local do piercing

O cotonete também auxilia na limpeza do local onde foi colocado o piercing. Usando soro fisiológico, é possível usar a haste para fazer a higiene no ponto de entrada e saída da joia. Após a limpeza, é só usar uma haste limpa para secar a região.

  1. Limpar o teclado do computador

Quem diria que as hastes flexíveis com pontas de algodão podem ser usadas também para a higiene de objetos? Aqueles com peças difíceis de atingir, como os teclados do computador, podem ser limpos por elas de forma bastante prática e eficiente.


Leia mais: Como descartar as hastes flexíveis da forma correta para a reciclagem?