ISO 9001 impulsiona exportação de produtos da Cottonbaby

Empresa catarinense aproveitou a demanda internacional ocasionada pela pandemia para buscar a certificação

O ano de 2021 começou com uma nova conquista para a Cottonbaby: o sistema de gestão de qualidade da empresa foi certificado pela ISO 9001, a Organização Internacional de Normalização. Com a implantação desta norma, a empresa realizou melhorias em vários processos, otimizando setores como produção, qualidade, produto e desenvolvimento, entre outros, trazendo como foco o aumento na satisfação de seus parceiros, clientes e consumidores. Além disso, a certificação vai permitir abrir mais portas para a exportação – um dos objetivos da companhia para este ano.

As oportunidades de exportação, que antes ocorriam de forma esporádica e com volume discreto, esbarravam na exigência das empresas internacionais pela certificação ISO 9001. Com a pandemia, a Cottonbaby sentiu a demanda aumentar ainda mais, por conta do lançamento dos produtos antissépticos da marca, e investiu todos os esforços na certificação no fim do ano passado.

“Já conseguimos dobrar o faturamento mensal da exportação, em relação ao ano passado”, comemora o gestor de Supply Chain, Lucas Favoretto. Na carteira de clientes estão empresas de países como Paraguai, Uruguai, Suriname, Nigéria, Cabo Verde e Dubai.

Segundo o responsável técnico da Cottonbaby, Aerton Pereira, a conquista da certificação veio de forma bastante rápida: após três meses do início do projeto de certificação. “É que já seguíamos os requisitos da ISO 9001 há cerca de uma década. As marcas que terceirizam as suas produções conosco já exigiam as condições presentes na ISO e foi essa expertise que contribuiu para que estivéssemos tão preparados quando fomos auditados, sem falar nas auditorias internas e externas e em todas as normas da ANVISA que já faziam parte da nossa rotina”, explica.

Além de possibilitar a exportação, a ISO 9001 também vai impulsionar a marca no mercado interno. “É uma chancela, os clientes já enxergavam a nossa qualidade e comprometimento, mas a certificação vem para confirmar e dar ainda mais credibilidade e satisfação a todos os públicos que se relacionam conosco”, comenta o CEO, Leandro Silveira.

Sobre a ISO

A ISO é uma organização internacional não governamental independente, associada a 165 organismos de normalização nacionais. Sediada em Genebra (Suíça), foi fundada há aproximadamente 70 anos. Por meio de seus membros, ela reúne especialistas para compartilhar conhecimento e desenvolver normas internacionais voluntárias, baseadas em consenso e relevantes para o mercado que apoiam a inovação e fornecem soluções para os desafios globais. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).