Dignidade Menstrual: Um Direito de Todas as Mulheres
No dia 28 de maio, celebramos o Dia da Dignidade Menstrual, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância de garantir que todas as pessoas que menstruam tenham acesso a produtos de higiene e informações sobre saúde menstrual. Mas afinal, o que é dignidade menstrual?
O Que é Dignidade Menstrual?
Dignidade menstrual vai muito além do simples acesso a absorventes e outros itens de higiene pessoal. Envolve, sobretudo, a educação e o acesso à informação sobre o próprio corpo e saúde, sem preconceitos nem tabus.
A menstruação é uma função natural do corpo humano e deveria ser tratada com normalidade e respeito. Porém, muitas pessoas ainda enfrentam constrangimentos ao lidar com este aspecto natural de sua saúde. Situações como tirar um absorvente da bolsa em público ou lidar com vazamentos são frequentemente acompanhadas de vergonha, devido ao estigma associado à menstruação.
Os impactos da Pobreza Menstrual no Brasil
A ONU estima que 1 em cada 10 meninas falte a escola durante a menstruação, e no Brasil esse índice é ainda pior. Segundo a pesquisa, no Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu rendimento escolar.
No Brasil, muitas pessoas que menstruam enfrentam a realidade de não terem acesso a produtos de higiene e informações adequadas sobre saúde menstrual. Muitas passam pela primeira menstruação sem entender o que está acontecendo, o que pode gerar medo e insegurança.
Além das repercussões sociais e psicológicas, a pobreza menstrual também compromete a higiene e a saúde. Por exemplo, a falta de acesso a itens básicos como absorventes e água encanada para a higiene durante o período menstrual pode ter graves consequências para a saúde de quem menstrua.
A Importância da Informação e Educação
Educação e informação são pilares fundamentais para a saúde e higiene menstrual. Afinal, entender o funcionamento do próprio corpo e desmistificar a menstruação são passos essenciais para reduzir o estigma e promover a dignidade menstrual.
Além disso, a educação menstrual deve ser inclusiva e abrangente, alcançando escolas, comunidades e famílias, de forma que todos possam compreender e respeitar a menstruação.
Você sabia que pode receber absorventes gratuitamente pelo SUS?

Reconhecendo a importância desta questão, o Governo Federal criou, por meio do Decreto nº 11.432, o Programa Dignidade Menstrual. Este programa visa garantir a distribuição gratuita de absorventes higiênicos e desenvolver ações educativas sobre o tema. Desde janeiro de 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) distribui absorventes gratuitamente para pessoas que menstruam entre 10 e 49 anos de idade, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que se enquadrem em ao menos um dos seguintes critérios:
- Estar matriculado em uma escola pública, tendo renda familiar de até meio salário mínimo;
- Estar em situação de vulnerabilidade social extrema, com renda mensal de até R$ 218;
- Estar em situação de rua.
A Cottonbaby tem orgulho de participar deste programa, contribuindo para a distribuição de absorventes gratuitos em farmácias parceiras do programa e também de apoiar causas como essa.